sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aula de torno ceramica

video aula de retrato a grafite


Coletiva Palácio das Artes, em Belo Horizonte - Agosto de 1975.



EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA REALIZADA EM 1985






Quem Somos


A OFICINA DE ARTES É UMA EMPRESA DE CURSOS QUE TEM POR OBJETIVO ENSINAR O QUE É CORRETO NA AREA DE ARTES COM ALTA QUALIDADE NO ENSINO EM DESENHO, PINTURA, MOSAICO, ESTILISMO, MODELAGEM EM CERAMICA. SENDO A ÚNICA ESCOLA DE ENSINO INDIVIDUAL E COM CERTIFICADO.







O ATELIE OFERECE:

DESENHO: Uso do material básico; diversos cursos de desenho; as técnicas do lápis; como usar lápis aquarelado e pastel; uso de luz e sombra; desenhos da natureza, de animais domésticos, aves, etc; noções de perspectiva, anatomia humana, desenho de crianças, do corpo humano; informática no desenho; história em quadrinhos; ampliação e desenho de rosto a lápis e pastel e caricaturas, charges e tiras.

CERÂMICA: Estudo das argilas, utilização do engobe, esmaltação a 1200 Cº, modelagem. Orientação para construção de fornos a gás e compra de fornos elétricos e tornos.

PINTURA A ÓLEO: Técnicas das pinceladas, utilização das cores, utilização da espátula, etc.(Um bom pintor tem que saber desenhar, não existe pintura a óleo sem desenho, não adianta fazer cópias ou passar a vida copiando o que os artistas dos grandes centros estão fazendo. O artista tem que desenvolver seus temas, de sua região, de sua cultura e fontes locais.)

ESTILISMO: Desenho de moda, corpo feminino, masculino e infantil. Curso rápido e prático com apostilas.


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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.
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Agende uma aula experimental gratuita e comprove!

Caneta Esferográfica




















desenhos a grafite


- estudo de observação





































O ensino da Cerâmica para Crianças

A Importância do Barro na Psicomotricidade da Criança

O processo de modelagem propicia à criança maior aplicação de sua potencialidades, respeitando cada fase de seu crescimento psicomotor. Para a criança na fase pré-escolar é importante oferecermos materiais que estimulem e impressionem os seus sentidos.Reconhecemos o barro como material vital para o seu desabrochar; é um elemento natural com muitas possibilidades e oferece atração irresistível, alimenta a fantasia e incentiva o espírito criador.A Manipulação do barro é um meio eficaz no processo de liberdade de cada criança; além de propiciar lazer, ainda liberta os movimentos, desenvolvendo a percepção, importante fator na formação da personalidade.A modelagem é um dos meios de preparação para a expressão do pensamento, porque o movimento das mãos, dos dedos, pouco a pouco, se submete aos impulsos íntimos e estes, ao processo ideativo. O que a palavra não conseguir exprimir, o movimento, a forma, o volume, o gesto, trazem a linguagem viva do mundo interior, refletindo o caráter, o temperamento, com fortes impressões da personalidade.Essa atividade permite a expressão dos problemas afetivos e revela o nível de desenvolvimento intelectual. A criança ao trabalhar com o barro, tem condições de dominá-lo, libertando assim, as suas tensões, caprichos, fadigas e depressões, pois é um material vivo, de ação calmante, disciplinador das ansiedades e condutor do equilíbrio das ansiedades e condutor do equilíbrio entre a ira e a euforia.Amassar a terra, dar-lhe forma, são gestos primitivos que influem consideravelmente na coordenação de todos os movimentos; vale a pena ressaltar o fascínio da criança em contato com o barro; esse material desenvolve a auto-confiança e o auto-domínio. Com ele a criança cresce e amadurece interiormente, sentindo-se capaz de executar casas, castelos, túneis, muros, estradas, envolvendo em um mundo de criação.A modelagem beneficia os sentidos físicos da criança; pro exemplo: no movimento de estiramento do barro, a criança se agiganta criando figuras, descobrindo conjuntos, percebendo dimensões, situando distâncias, ajustando desta forma seu mecanismo visual para a percepção do mundo que a cerca. Através do toque nas pastas de argila, a criança estimula a sensibilidade, despertando a vontade de apertar, alisar e, às vezes, até de comer, não só pela necessidade orgânica, como pelo desejo de descobrir o gosto e o cheiro do barro. Com este exercício, são massageados os poros e estimulados os pontos de energia ou meridianos, contribuindo para o funcionamento da circulação e reernegização do sistema visceral.Através da manipulação bimanual, elaborando a integração bilateral do corpo, a criança estará desenvolvendo e automatizando os reflexos da lateralidade(direita e esquerda). Paralelamente, desenvolve a visão das proporções, da espessura indo até o reconhecimento do objeto, incluindo sua forma e seu movimento. A coordenação fina, anexada à bimanual, vem despertar os exercícios de extensão. Com todos estes movimentos, surge a força das articulações das mãos. Em um trabalho bem desenvolvido com argila, a independência da criança surge gradativamente, aumentando sua imaginação criativa, passando a uma atividade mais autônoma, mais concentrada e com menos dispersão mental.




Propriedades e Poderes da Argila

A importância que o barro assume para a criança está relacionada à influência contida em suas condições físico-químicas. Está comprovado através de pesquisas que os princípios vitais do barro são agentes de regeneração física do homem, tendo em vista as inumeras qualidades e propriedades nele contidas.Os elementos contidos no barro, como ferro, cálcio, magnésio, alumínio, potássio, preencher a carência do organismo humano, entrando como fórmulas laxativas, cicatrizantes e curativas.A argila age sobre a circulação penetrando nos poros, inferidos nos capilares, absorvendo as toxinas e neutralizando certos ácidos do corpo, deixando-o livre, desobstruído, para receptividade da energia.
Ela pode ser usada de várias formas, entre elas fria ou tépidas, o que provoca diferentes reações. A primeira ativando os centros nervosos e a segunda proporciona calma e bem estar.
Nos casos de debilidade física, ciátiacas, reumatismos, artritismos, a argila é solicitada pelas suas propriedades.É usada como refrescante nos casos de queimaduras, febres e congestões, pelas propriedades absorventes.A carência de certos elementos contidos no barro, no organismo de algumas crianças, faz com que cheguem a comê-lo.Certas corentes da psicologia moderna aconselham o barro como um processo que abre caminho para a liberdade do espírito e da personalidade.
Modelar a argila, contatar com suas inúmeras qualidades, é participar de seu potencial e valores e deixar com que a criança se beneficie através desse cambiamento de energia, o que faculta o desenvolvimento motriz e todo o seu sistema psico-físico.




Processe e Desenvolvimento.

É importante lembrar que expressão é um meio para a criança exteriorizar a criatividade através dos seus temas infinitos e de suas formas imprevisíveis. Deve haver, por parte do professor, uma conscientização da responsabilidade que tem que estimular na criança a liberdade de criar através da sua própria liberação. Para a criança, a arte é uma forma de brincar, de passar o tempo o mais agradável possível e de responder ao estímulo dado a ela.Nesse trabalho com barro é interessante que as crianças conheçam todo o processo pelo qual ela passa, isto é, desde sua origem até o resultado após a sua queima. Quando as crianças manisfetam interesse, deve-se iniciar o trabalho propiciando a elas um contato mais direto com suas origens, se possível levando-as até as jazidas, como também com o processo de preparação para ser moldado.É de grande valia para as crianças a montagem do seu próprio ambiente de trabalho com recursos simples: jornais, rolos de madeira, palitos, estacas feitos por elas, papelões, panos, plásticos, sabugos, pedras, enfim, sucatas doméstiacs para texturas.Agora as crianças possuem todas as condições para iniciar um bom trabalho, o espaço está montado e já possuem matéria-prima. É importante também que o professor tenha um conhecimento técnico para atender as necessidades da crianças como também estar consciente da importância de motivá-las ao trabalho bem como gradativamente, apresentar-lhe as técnicas básicas. Estas auxiliarão as crianças na medida em que forem criamdo e querendo aprimorar seu trabalho; a perda de uma peça na queima, por falta de técnica durante a execução seria frustrante para elas.Não existe uma sequência exata para se seguir na apresentação destas técnicas. O professor poderá orientar de acordo com as necessidades das crianças, ou segundo seu próprio planejamento mensal. A Segunda hipótese poderá aparentemente facilitar um pouco para o professor que tem muitos alunos, porém, é importante lembrar que cada trabalho será uma criação diferente, e que uma criança pode ter dúvidas e necessitar de uma orientação individual. Após um certo tempo de trabalho, a criança vai naturalmente se habituando a aplicar todos os processos das técnicas e se acostumando com a nomenclatura conhecida, como: técnica de placas de rolinhos, de agregação, de ocagem e outras.
Após a confecção de seus trabalhos, a criança acompanha o processo de peça, observando a mudança gradativa de tamanho, peso e tonalidade que normalmente vai adquirindo até ficar no ponto de queimar. É interessante dar oportunidade às crianças de participarem de uma queima, a contatarem com o fogo sem medo, sabendo dominá-lo, controlando o que estão fazendo. Lembramos o que Berge diz ´O pior risco é o risco de não ter ocorrido nenhum risco´.Além dessas técnicas apresentadas, outras atividades podem ser desenvolvidas com o barro mostrando de uma maneira mais arrojada formas de trabalhar as potencialidades das crianças, muitas delas, brincando.Inicialmente uma brincadeira que irá desenvolver a coordenação bimanual e massagear os meridianos da palma da mão: e executar bolinhas de barro coloridas para atirar e fazer ´tiro ao alvo´. Para a brincadeira o cartaz (alvo) poderá ser elaborado pelas crianças. Durante a brincadeira as crianças estarão desenvolvendo seu equilíbrio corporal, orientação espacial e a coordenação visomotora. O professor poderá criar maniras diferentes para aplicar este jogo.Considera-se muito importante promover sempre que possível, um contato mais proximo da criança com elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Levar as crianças para o jardim para executarem seus trabalhos é uma ótima idéia e provocará muita euforia da parte delas.Uma outra sugestão é colocar enormes bacias no jardim com barro em pó e acrescentar água à medida em que as crianças forem amassando com os pés. Esta é uma atividade que proporcionará outras descobertas para as crianças, que verão as possibilidades e potencialidades dos seus membros inferiores, explorando dedos, calcanhares, joelhos, sem medo de se sujarem.A cerâmica infantil é um campo que pode ser muito explorado e é no decorrer do trabalho que se despertam interesse e se mostram caminhos para novas descobertas.Através deste relato procuramos sintetizar, somadas às experiências por nós vivenciadas, informações de várias bibliografias, de algumas pessoas e em especial de Maria do Barro(¹), que muito nos apoia nesta caminhada.Estas atividades compôem um ramo detrabalho que propicia imensa versatibilidade na aplicação, com possibilidades de expansão sem limites.

(¹)Maria do Barro rege vários grupos ligados à cerâmica e é uma das grandes incetivadoras desta arte no Brasil.


Ana Maria Zem e Anna Thais FunckSão formadas em Artes Plásticas e ensinam cerâmica para crianças, no Barro-Atelier de Arte, em Curitiba.
Texto retirado do livro Cerâmica Arte da Terra
Editado por Miriam B. Birmann Gabbai
Editora Callis Ltda.

Pintura a Óleo:

´NÃO EXISTE PINTURA A ÓLEO SEM DESENHO, O BOM PINTOR TEM QUE SABER DESENHAR.´

Objetivo: Desenvolver o estilo pessoal e o senso crítico do aluno, aprimorando sua sensibilidade e estimulando a autoconfiança; capacitação à pesquisa e à inovação da arte, enfocando duas linhas didáticas: pintura acadêmica (paisagens, natureza morta), e pintura contemporânea.

no curso você aprendera;

-exercícios de desenho básico com carvão e grafite,
-História da pintura a óleo,
- estudo das gamas harmônicas melódicas de cores simples e complementares.
-Estudo das cores e composição;
- Pintura sobre observação do objeto.
-Utilização de materiais como: tinta acrilica; tinta a óleo; massa acrilica; colagens; etc.

Obs.: Orientação para participar de exposições culturais.

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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.


- Mosaico:

No curso você aprendera;

-História do Mosaico.
-Estudo de técnicas e materiais.
- Desenho e composição.
-Ensina-se a fazer objetos artesanais e moveis.
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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.


Estilismo (desenho de moda):


´O IMPORTANTE É O DESENHO E NÃO A AGULHA´

no curso você aprendera;

--Desenho do corpo humano; adulto e infantil.
-- Estudo básico das tendências da moda.
-- História da Moda,
--orientação para montagem do book da estação.
--Marketing para apresentação em confecções.
(Curso Orientado para: particulares, costureiras e confecções),

Curso ministrado em faculdades.
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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.


- Cerâmica:


Estudo da argila e seu corpo, modelagem, queima e esmaltação a 1.200 graus Cº. Orientação para construção de fornos a gás e a lenha. Orientação e cursos para professores de escolas infantis, no ensino de modelagem em argila para crianças e construção de pequeno forno a gás e a lenha para queima. Cursos rápidos e práticos.
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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.

quinta-feira, 28 de maio de 2009


Desenho artistico:
Objetivo: Ensinar e habilitar qualquer pessoa a desenhar o que quiser, independente de se ter "O DOM" ou "VOCAÇÃO" para o desenho, isso não existe. Qualquer pessoa pode desenhar, pintar, expressar-se pela arte, tudo depende da vontade de aprender e treinar.

No curso voce desenvolve a utilização dos materiais de desenho como o grafite, papeis tecnicos, caneta nanquim, lapis aquarelado, giz pastel, carvão.
Com o curso você aprendera;
--estudos de linhas, sombreado, lapis de cor, texturas.
--medida de proporção
--luz e sombra
--anatomia completa
--perspectiva
--composição espacial
--analise da estrutura e forma no espaço.
--Ampliação.
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ENSINO INDIVIDUALIZADO, MÁXIMO 12 ALUNOS POR TURMA, O PROFESSOR ACOMPANHA CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE.